sábado, 23 de abril de 2011

Atualização da previsão

Como foi dito ontem, passando a instabilidade o vento mudaria de quadrante soprando de SSO (sul-sudoeste) trazendo ar frio para o estado. A frente fria atravessa o estado neste momento, localizando-se na divisa com Santa Catarina, como mostra abaixo a imagem de satélite GOES-12 do canal vísivel e a imagem de raios do RINDAT.


                                        




  Este sistema provocou muitos temporais no estado, como foi alertado aqui durante o dia de ontem, com ocorrências de granizo, vendavais ( com morte no centro do estado) e muita chuva. Agora o que vem é o frio, que será advectado (transportado) para o estado durante o sábado por uma intensa massa de ar polar que está na retaguarda desta frente, associada a um Anti-ciclone (alta pressão) com seu centro localizado no norte da Argentina, como mostra imagem abaixo.





 Com entrada deste ar mais frio e seco, o tempo já começa a melhorar no fim da manhã deste sábado, com sol a tarde e vento SSO de moderada intensidade. As máximas a tarde de hoje ficarão entre 21ºC\23ºC, com queda acentuada da temperatura já no inicio da noite podendo acabar o dia com 10ºC\12ºC. Os modelos projetam mínimas para a manhã de domingo muitos baixas, exemplo abaixo do modelo MBAR do INMET (instituto Nacional de Meteorologia, que projeta 7.5ºC para a manhã do domingo.



                              

O domingo será de tempo bom com frio pela manhã e agradável a tarde resfriando rapidamente a noite, o que projeta o madrugada de domingo para segunda muito fria também. As mínimas de domingo ficarão entre 07ºC\09ºC e máximas de 18ºC\20ºC.


                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário