quarta-feira, 25 de maio de 2011

Muita chuva!

     A ciclogênese ocorrida na última noite provocou volumes elevados de chuva no Uruguai, sul do RS e Argentina. É comum o registro de altos volumes de precipitação nestes casos. O acumulado em 24h em algumas estações passou de 100mm! Abaixo há um mapa com os volumes registrados de chuva, em que se pode observar um grande volume principalmente no centro do Uruguai. A zona de baixa pressão foi formada no norte da Argentina, região em que é comum ocorrer este processo. Depois de configurado o centro de baixa pressão, o movimento deste é para sudeste, passando exatamente sobre o Uruguai em direção ao Oceano Atlântico.
     Durante o processo de ciclogênese, a região com maior atividade convectiva fica a sudoeste da baixa, onde há forte divergência em altitude. Assim, a convecção se organizou no norte da Argentina, com o início do processo, e deslocou-se para sudeste, mantendo-se na região por toda a noite. O valor de precipitação em Sauce Viejo, Argentina, é questionável.

 
     No decorrer da ciclogênese, a advecção de ar frio na retaguarda da frente fria, a oeste do ciclone, já fez cair as temperaturas no centro da Argentina nesta madrugada. Esta massa de ar frio começa a caracterizar-se e avançar sobre o Conesul a partir de hoje. No Rio Grande do Sul, a zona sul do estado foi atingida pelo setor norte do ciclone, que provocou altos níveis de precipitação no sul e pouco no norte do estado.
     A nefoanálise do Serviço Meteorológico Nacional argentino identifica que o centro do ciclone está já no oceano, mantendo o ramo frontal sobre o estado. Esta frente deve deslocar-se para nordeste, advectando ar frio sobre o Rio Grande do Sul ainda hoje. No decorrer da semana as temperaturas devem baixar bastante no sul do Brasil com a injeção de mais ar frio.  Neste momento o tempo começa a estabilizar, o vento é frio de oeste, mas deve passar para vento sudoeste até a noite.



     Hoje à noite postaremos fotos dos cirrus associados à forte corrente de jato, e fotos da chuva provocada pela circulação ciclônica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário