terça-feira, 24 de maio de 2011

Instabilidade

  Áreas de baixa pressão vindas do centro-oeste argentino associadas com um cavado (área de baixa pressão alongada), deslocam-se de oeste para leste e já atingem as cidades do oeste gaucho nesta manhã de terça-feira com temporais acompanhados de descargas atmosféricas (raios) e chuva forte, como mostra a imagem do RINDAT ( rede integrada de descargas atmosféricas) e a imagem de satélite do canal vísivel abaixo.




Abaixo temos a imagem de radar do REDEMET mostrando a refletividade destas células, que estão ingressando agora no estado. As setas azuis indicam o deslocamento do sistema.



Esse sistema se forma devido as áreas de baixa pressão no norte da argentina, reforçadas pelo JBN (jato de baixos níves em 850mb-1500 metros) trazendo ar mais quente e úmido favorecendo a convecção e servindo de suporte para os temporais. Os modelos indicam que este sistema vai se deslocar para sudeste estacionando bem no centro do Uruguai e aprofundando-se para uma ciclogênese com deslocamento para leste, dando origem a um ciclone extra-tropical bem perto da costa do Chuí na quarta-feira. Este sistema vai trazer muita chuva e temporais principalmente para o território uruguaio e o sul do Rio Grande do Sul, com possibilidade de ventos fortes e granizo isolado. os ventos serão moderados com rajadas fortes na costa uruguaia e gaucha. Abaixo imagem do modelo GFS mostrando onde se formará o ciclone.






Nenhum comentário:

Postar um comentário