quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cinzas do Vulcão Puyehue-Cordón

No último Sábado o vulcão Puyehue - Cordón explodiu em uma imensa erupção na cordilheira do Andes no lado chileno a 100km da cidade de Bariloche na Argentina. Esta erupção provocou imagens belissimas e também trouxe muitos transtornos para a região da patagônia. Abaixo fotos da erupção e imagem de satélite.








 
  Em Bariloche houve precipitação de cinzas com trovoadas e visibilidade zero, foi o que reportou o aeroporto. Abaixo código METAR do aerorpoto de bariloche.

SA 07/06/2011 05:00-> METAR SAZS 070500Z 32019KT 0000 VV/// BLVA 07/03 Q1003 RMK
           VA DEPOSITADA EN EL SUELO=

Destacado esta as siglas para (blow volcanic ash), ou seja, cinzas volcanicas sopradas pelo vento que era de aproximadamente 40km/h e a visibilidade que era de zero.
 A erupção além de trazer transtornos para a região próxima ao vulcão, trouxe também problemas para toda a região sul da América do sul, isso devido aos fortes ventos na alta troposfera (correntes de jato) que transportaram a pluma de cinzas emanada do vulcão mais para o norte, atingido praticamente todo o conesul e fazendo com que os principais aeroportos fossem fechados, havendo cacelamento de vôos.
Abaixo estão fotos ilustrando como esta a Patagônia neste momento.








Esta pluma de cinzas alcançou o Rio Grande do sul na ultima terça-feira, mas devido a nebulosidade não foi possível ser visualizada. Hoje quinta-feira a pluma novamente deslocou-se para norte chegando novamente ao Rio Grande do Sul, proporcionando belas imagens do pôr-do-sol em Pelotas.

Clique nas fotos para ampliá-las!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário