sexta-feira, 10 de junho de 2011

Furacão Adrian

Há duas semanas atrás começou a temporada de furacões no hemisfério norte, que extende-se até meados de Novembro. No último dia 7/6/2011 formou-se no Pacífico norte o furacão Adrian o primeiro da temporada no Pacífico. Adrian intensificou-se muito rápido, chegando hoje a categoria 4 com ventos de 230km/h e pressão de 944mb. A sua intensificação foi tão rápida que a pressão atmosférica em seu centro caiu 37mb em um intervalo de tempo de apenas 9 horas, formando um olho no sistema (EYE) e aumentando a intesidade do vento em 80km/h, como é mostrado na tabela abaixo do Tropical Cyclone Tracker for Storm (UW-CIMSS "TC TRACKER).



   No dia de hoje o sistema chegou a sua intensidade máxima até o momento, com pressão mínima em seu centro de 944.7mb e vento de 230km/h. Tabela abaixo:











 O furacão esta proporcionando belísimas imagens de satélite, com olho em seu centro bem definido.





Como mostra as imagens de satélite o Adrian esta próximo da América central, mas o CIMSS (Cooperative Institute for Meteorological Satelite Studies Space Science and Engineering Center), indica que Adrian vai se deslocar para noroeste em direção a mar aberto, sem levar perigo para áreas costeiras. Abaixo previsão da trajetória do sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário