sexta-feira, 24 de junho de 2011

Previsão para o fim de semana atualizada!

    O frio se intensificará muito neste final de semana principalmente no Domingo. Uma nova massa de ar polar muito intensa ingressará no estado a partir do Sábado pela manhã, o que vai deixar o dia com sensação térmica muito baixa devido a ação do vento SSO (Sul-Sudoeste) moderado que acompanhará a entrada desta massa de ar. As máximas para Sábado no estado não devem ultrapassar 14ºC, aqui em Pelotas devem ficar entre 10ºC e 12ºC.
     A parte mais intensa do frio chega no Domingo, quando teremos instabilidade no leste do estado e na região norte, pela ação de uma área de baixa pressão no oceano que acompanhará a entrada desta massa de ar e vai impulsionar umidade para o continente. O Domingo aqui em Pelotas será encoberto com chuviscos e garoa durante a tarde, e temperatura máxima muito baixa podendo ficar entre 7ºC e 8ºC apenas.A instabilidade atingirá todo o litoral do estado e as serras gaucha e catarinense. 
      Esta combinação de umidade, baixa pressão no oceano e frio, poderão trazer condições favoráveis a ocorrência de neve nessas áreas. Alguns modelos sugerem neve na serra com acumulação na madrugada de Domingo para Segunda-feira, e durante o Domingo a tarde poderá também ocorrer precipitações de inverno no litoral gaúcho como graupel ou sleet em alguns pontos.


                     Imagerm do modelo GFS (ogimet). A seta mostra a previsão de neve para a serra


    Durante a próxima semana as madrugadas serão extremamente gélidas com temperaturas perto de 0ºC e até mesmo negativas em praticamente todo o estado, podendo ocorrer geada até nas áreas litorâneas.
Preparem-se que o frio será muito intenso, moradores de rua devem procurar abrigo, devido ao alto risco de morte por hipotermia.

Um comentário: