terça-feira, 29 de novembro de 2011

Calor e previsão

 Ontem o estado do Rio Grande do Sul teve um dia tórrido, Pelotas registrou 34°C na estação automática da Embrapa, no aeroporto 31°C, estação automática do Capincho Cumulus no centro da cidade 33.3°C e no Cppmet 31°C, em Santa Maria o aeroporto registrou 38°C mesma temperatura registrada pelo INMET em Campo Bom. Abaixo esta um mapa do OGIMET mostrando as altas temperatuas no estado e CONESUL.


      A interação do forte aquecimento devido a massa de ar quente que toma conta do estado e a umidade que vem sendo advectada do oceano para o continente por um centro de alta pressão, trouxeram elevados valores de temperatura do ponto de orvalho (Td) que variou em Pelotas entre 23°C e 25°C valores muito altos, o que favoreceu a convecção na região a partir do meio da tarde. As células começaram a pipocar por volta das 15:30h e desenvolveram-se em uma região isolada entre Bagé e Pelotas provocando chuva forte de curta duração e descargas atmosféricas (raios). Abixo estão fotos tiradas por nós dos cumulus torres (Tcu) e Cumulonimbus (Cb) que passaram bem próximos de Pelotas.






Abaixo estão: uma imagem de satélite do canal visível do Servicio Meteorologico Nacional argentino (SMN), mostrando as células das fotos acima e imagem do OGIMET com os reportes de tempo significativos indicando Cb na região sul.








Previsão

Hoje terça-feira seguirá o intenso calor a tarde e a possibilidade de temporais isolados no oeste e fronteira com o Uruguai. O tempo mudará a partir da quarta-feira, quando um intenso cavado em altitude impulsionar uma frente fria pelo estado provocando temporais e chuva forte, trazendo também queda nas temperaturas entre Quinta-feira e Sábado principalmente nas madrugadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário