quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Frente fria, depois frio !

   Como previsto a frente fria começou ingressar no estado nesta manhã de Quarta-feira, provocando temporais, em que alguns destes podem ser de forte intensidade e provocar vendavais, granizo e chuva intensa, isso por causa do forte gradiente de temperatura que há entre as duas massas de ar. Agora pouco cruzou por Pelotas bela nuvem-rolo (roll cloud - fotos estão no post abaixo), provocando rajadas de vento moderadas a fortes. Abaixo estão imagens de radar, imagens de raios o RINDAT e imagem de satélite.




Abaixo esta uma imagem de satélite localizando as frentes:



   A massa de ar frio que vem na retaguarda deste sistema é bem forte para esta época do ano, assim após a passagem da frente fria ocorrerá queda acentuada da temperatura, ocasionando nos próximos dias noites frias e temperturas agradáveisdurante a tarde. As temperaturas minimas poderão ficar entre 9°C/ 11°C e máximas de 18°C / 20°C amanhã, aumentando gradativamente durante a semana. Abaixo temos uma imagem tirada do OGIMET mostrando a localização da massa de ar frio, percebam como a temperatura esta muito baixa na patagônia norte, 3°C em Balmaceda-Chile e 1°C em Bariloche-Argentina.
   A troca de massas de ar será muito rápida, portanto haverá vento moderado a forte aqui no Rio Grande do Sul, assim como já ocorre na Argentina e Uruguai, onde Buenos Aires tem rajadas agora de 67km/h e Montenvideo de 50km/h.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário