segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nuvem arcus tipo rolo!

  Devido a interação de uma frente fria no litoral e o intenso calor e umidade, ocorrem neste momento o desenvolvimento de células de grande desenvolvimento vertical (nuvens cumulonimbus), que estão provocando temporais neste momento na região sul do estado. Agora pouco Pelotas novamente registrou formação de uma bela nuvem arcus do tipo rolo (roll cloud). Abaixo estão as fotos registradas pelo capincho cumulus.








Este tipo de formação geralmente caracteriza a frente de rajada, que é formada pela intensa precipitação e correntes descendentes de uma nuvem cumulonimbus. A precipitação por evaporação resfria rapidamente o ar sob a nuvem de chuva formando uma massa de ar frio ou piscina de ar frio (cold pool), este ar frio expande-se forçado pelas correntes descendentes do cumulonimbus formando assim a nuvem rolo, que localiza-se bem na borda da massa de ar fria e a massa de ar quente que esta ao redor.




Acima esta a imagem de satélite do GOES-12 de hoje que mostra um centro de baixa pressão localizado a leste do rio da Prata e seu ramo frontal se aproximado da região de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário