quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Super ciclone!

Depois de um bloqueio atmosférico que persistiu por 4 dias provocando tempo severo no estado do Rio Grande do Sul, com formação de intensos sistemas convectivos que provocaram diversas tempestade severas com queda de granizo e vendavais, e vários danos severos em praticamente todas as regiões do estado, a formação e intensificação de um ciclone extratropical quebrou este bloqueio. A pressão em seu centro caiu a 983 mb sobre a costa do Uruguai, e provocou rajadas de vento máximas em Punta del Este de 172 km/h, que se comparam a rajadas em um furacão categoria 2 que vai de 154 km/h a 177 km/h. Os estragos sobre o Uruguai foram severos com milhares de árvores derrubadas, postes caídos, casas completamente destelhadas, carros virados, etc... Sobre o Rio Grande do Sul as rajadas provocaram diversos danos na região da campanha e sul do estado, placas de publicidade caíram, postes também, diversas árvores foram derrubadas, milhares de pessoas ficaram sem telefone e energia elétrica. As rajadas máximas registradas no território gaúcho foram de 102 km/h em Bagé, 108 km/h em Canguçu, 120,2 km/h em Rio Grande, 94 km/h no Chuí, 95,4 km/h em Jaguarão, 103,3 km/h em Mostardas e 78,2 km/h em Pelotas e diversas cidades do litoral norte tiveram rajadas entre 80 e 90 km/h.
Na caçada feita na praia do Laranjal-Pelotas-RS o Capincho Cumulus registrou rajada de 77 km/h e ainda presenciou recuo de aproximadamente 400 m da Laguna dos Patos em função dos fortes ventos. 
O ciclone deslocou-se rapidamente para sudeste e esta agora a mais de 1000 km da costa com pressão em seu centro de 972 mb. Abaixo esta o vídeo da caçada feita pelo Capincho no Laranjal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário