quarta-feira, 10 de abril de 2013

Temporais, muita chuva e muito frio!

A partir desta Quinta-Feira (11/04/2013) o estado do Rio Grande do Sul será afetado por intensos temporais devido atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e aproximação de uma frente fria. A chuva começa no estado já na madrugada do dia 11/04/2013 pelo oeste e sudoeste do estado atingindo as cidades de Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, Dom Pedrito, etc... Ela virá acompanhada de tempestades que serão fortes em alguns pontos provocando vendavais, raios e até mesmo queda de granizo. Conforme o passar do tempo o sistema se deslocará para o leste e irá atingir, a partir da tarde e noite da Quinta-Feira as regiões sul, sudeste, leste e centro do estado. 
As regiões localizadas no centro-norte do estado terão chuva durante a Sexta-Feira.
Seguem algumas imagens do modelo global GFS mostrando o avanço espacial e temporal da chuva durante a Quinta-Feira, notem como as áreas coloridas (chuva) se deslocam de oeste para leste, atingindo até o final da Quinta-Feira grande parte do centro-sul do Rio Grande do Sul e também parte do norte uruguaio.






ALERTA 1: Alertamos que durante este evento de tempo severo poderão ocorrer fortes tempestades em todas localidades do estado durante esta Quinta-Feira e Sexta-Feira. Essas tempestades virão acompanhadas de vendavais, granizo e chuva intensa em grandes volumes em curto intervalo de tempo em localidades isoladas. Os volumes de chuva serão maiores a 50 mm em várias localidades do estado.

ALERTA 2: Após a passagem desta instabilidade, a partir do final da Sexta-Feira e durante o Sábado, começará a ser advectada (transportada) para o estado, por um intenso ciclone extra-tropical no litoral da Argentina, uma intensa massa de ar polar, a mais forte do ano até agora. Ela será responsável por uma acentuada queda da temperatura a partir do fim da Sexta-Feira e durante o Sábado com vento moderado a forte de oeste-sudoeste. Em Pelotas o show do Rei Roberto Carlos será com muito frio, com temperaturas no incio do show entre 11°C/12°C e do meio do show em diante caindo para 8°C/10°C com sensação térmica menor devido ao vento.
Também devido a queda acentuada da temperatura ocorrerá geada na campanha e nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como, no Uruguai. As mínimas no estado do Rio Grande do Sul serão de um dígito em todas as regiões, onde na serra e campanha ficarão abaixo dos 5°C. O frio continuará até o meio da semana que vem!


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário