quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vórtice ciclônico de altos níveis

Um vórtice Ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) localizado sobre a região centro-leste argentina vem provocando fortes tempestades desde a segunda feira em todo o conesul. Este VCAN associado com zonas de baixa pressão atmosférica em níveis mais baixos da atmosfera, juntamente com uma massa de ar quente e úmida que cobre toda região sul do Brasil, Uruguai centro, norte e nordeste argentino e Paraguai, ocasiona a formação de intensos sistemas convectivos, e intensas tempestades que estão provocando chuva torrencial, granizo e até mesmo formação de nuvens funis.Exemplo disso ocorreu entre segunda-feira e esta terça-feira na província de Buenos Aires, onde a cidade de Buenos Aires teve precipitação de 195 mm em 48h, sendo que 110 mm caíram só na madrugada de terça-feira e depois a cidade vizinha de La Plata que oficialmente registrou precipitação de 181 mm em poucas horas. Mas estações particulares na cidade acusaram entre 300 e 400 mm. Também houve registros de fortes tempestades em Montevideo na manhã desta quarta-feira com precipitação chegando a 160 mm.
As tempestade e as intensas precipitações chegaram também ao extremo sul do Rio Grande do Sul no inicio da manhã desta quarta-feira, provocando também muita chuva e temporais. Bagé por exemplo em estações particulares acusou 40 mm de chuva em menos de uma hora e também registro de granizo miúdo. Hulha Negra próxima a Bagé registrou intensa tempestade na madrugada desta quarta-feira com granizo e ventos muitos intensos que deceparam árvores.
A chuva não fez só estragos e caiu forte sobre a reserva do Taim apagando diversos focos de incêndio. A instabilidade chegou em Pelotas por volta das 16h30m com forte temporal, chuva torrencial e muito raios. 



Acima foto incrível tirada pelo colaborador do Capincho Cumulus Lucas Griep Fonseca na praia do Laranjal.













Abaixo estão dois vídeo enviados pela meteorologista e colaboradora do Capincho Cumulus Gabriela Lameu:

                                 



                                   






Nenhum comentário:

Postar um comentário