quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nevascas no Sul do Brasil

Este início de semana foi marcado pela ocorrência significativa de neve nos três estados do Sul do Brasil, fato este que entrará para a história da meteorologia brasileira.
No Paraná a neve deu as caras em várias cidades como Guarapuava e até mesmo na capital Curitiba.

Foto1: Neve em Guarapuava - Paraná por http://www.diariodeguarapuava.com.br.

Impressionante também a quantidade de neve registrada em Santa Catarina, onde por diversas vezes a PRF foi obrigada a fechar as rodovias devido ao risco de acidentes, tudo em função da pista escorregadia .

Foto 2: Rodovia fechada pela PRF em SC 
(Crédito: PRF SC/Divulgação/CP).

Mas uma das imagens mais impressionantes, sem dúvidas, são os morros da capital Florianópolis cobertos por neve, lembrando em muito o cenário Andino.

Foto 3: Morro do Cambriela em Santa Catarina 
(Crédito: Rosane Lima/Notícias do Dia/Especial CP).


Figura 4: Morro do Cambriela em Santa Catarina
(Crédito: Luiz Evangelista/Futura Press/Estadão Conteúdo).

Já em terras gaúchas a ocorrência de neve foi registrada na Serra e também no Sul do Estado exatamente nos municípios de Encruzilhada do Sul, Caçapava do Sul e Canguçu.
Nesta última, a equipe do Capincho Cumulus instalou-se no ponto mais alto da cidade a espera da neve. E ela veio! Após longas horas de espera, a equipe foi brindada com belas imagens do evento que iniciou-se as 5:30h da manhã, persistindo até por volta das 9:30h. As imagens permitem observar a ocorrência de neve em com diversos formatos conhecidos como: Graupel, Sectored Plates e Stelar Dendrites.

Figura 5: Neve registrada pelo grupo Capincho Cumulus.

O vídeo abaixo mostra o momento no qual ocorreu a primeira intensificação da precipitação de neve. Neste momento havia a incidência de neve em flocos e por vezes graupel.



A condição de neve no Sul do estado só foi possível devido à atuação de uma pequena instabilidade gerada pela atuação de um cavado que ingressou pela fronteira com o Uruguai, que combinado com as temperaturas extremamente baixas em altitude acabou gerando a precipitação na região Sul do Estado.

Segue a sequencia temporal e espacial da instabilidade que provocou neve na serra do sudeste.



Segue também uma imagem em alta resolução de satélite da instabilidade que originou a neve.


Logo está o material capturado em foto e vídeo pela equipe do Capincho Cumulus na expedição ao Morro do Santuário no dia 23/07/2013 onde os extremos foram de -1.5ºC em uma baixada no Morro do Santuário, 0.3ºC no topo do morro onde a sensação térmica chegou a -6.7ºC devido as rajadas de 54.4 km/h a uma altitude aproximada de 485 metros.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário