sexta-feira, 19 de julho de 2013

Terceira massa de ar polar a caminho!


Para a alegria daqueles que estavam desanimados com a primeira quinzena de Julho, o frio segue firme e forte no final de semana e provavelmente até meio da semana que vem! Hoje (19/07) a mínima registrada na estação automática da Embrapa foi de 4.2°C às 2:56hrs. Já na estação automática da Faculdade de Meteorologia da UFPEL a temperatura mínima registrada foi 3.2°C, enquanto que a estação do aeroporto registrou 4°C. Por outro lado, a estação da RBS localizada em uma área mais urbanizada registrou 5°C. Apesar das baixas temperaturas, as condições não foram favoráveis à formação de geada na região de Pelotas devido à presença de ventos e uma fina camada de nuvens.
Na Argentina nevou na província de Mendoza e na região da Patagônia em virtude da chegada da 3ª massa de ar polar. Houve a necessidade de deslocar famílias de habitações precárias sem calefação. Nas figuras 1 e 2 pode-se observar o posicionamento da isoterma de 0°C na noite de quinta e a projeção do modelo GFS(0.5°) para a noite desta sexta feira já alcançando o estado do Rio Grande do Sul!
FIG 1 - Posição da isoterma de 0°C as 21h (HL) de quarta-feira. (linha preta)
Fonte: CPTEC/GPT/INPE

FIG 2 - Projeção da posição da isoterma de 0°C para a noite desta quinta -feira. (linha azu)
Fonte: GFS/OGIMET


Devido à entrada desta terceira massa de ar frio sobre a região sul, haverá possibilidade de neve em algumas regiões, principalmente nos locais de altitude elevada. O Serviço Nacional de Meteorologia do Uruguai emitiu alerta laranja em decorrência da previsão de temperaturas abaixo de zero e vento muito intensos no país. O Sistema Nacional de Emergências também emitiu um aviso à população no qual recomenda ingerir alimentos e bebidas quentes.
As condições meteorológicas indicadas pelos modelos de previsão, sugerem fortemente a ocorrência de algum tipo de precipitação invernal na metade sul (especificamente a região da Campanha e a Serra do Sudeste) e o grupo Capincho Cumulus certamente não perderá tal oportunidade. Estamos nos organizando para realizar expedições no domingo e na terça-feira. Uma equipe rumará para a Serra do Sudeste e outra para a região da Campanha munidos de uma mesonet, três estações de mão, um termógrafo e equipamento de áudio e vídeo para a transmissão de dados em tempo real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário