quinta-feira, 10 de abril de 2014

Onda de ciclones extratropicais e frio para o final de semana!

Nos últimos dias, a Argentina serviu de palco para a formação de um ciclone extratropical cujo se originou na latitude de 40ºS, atingindo 993 hPa em seu núcleo e se deslocando zonalmente. Este provocou tempestades severas em parte do Cone Sul. Segundo matéria da MetSul (Dísponivel em: http://www.metsul.com/blog2012/) a cidade de Santa Fé teve registros de 400 mm acumulados, além de Neuquén com 200 mm, sendo esta a maior chuva desde 1975. No aeroporto de Ceres, também na Argentina, houve registros de 160mm em 48 horas.  A cidade de Rivera, fronteira com  estado do Rio Grande do Sul, registrou 71mm ao longo do dia 08/04. Veja abaixo algumas fotos de como ficou a Argentina nos últimos dias com a quantidade de chuva registrada.

Figura 1. Argentina alagada.

Figura 2.  Argentina alagada.

Além de muita chuva, a Argentina também sofreu com rajadas de ventos muito intensas. O aeroporto de Marcos Juarez registrou rajadas de vento de 61 km/h dia 08/04, já o aeroporto de San Antonio Oeste registrou 66 km/h dia 09/04.
Segue abaixo, imagens de satélite no canal visível e realçada do ciclone extratropical, no dia 09/04/14 ás 06Z.
Figura 3. Satélite canal realçado.

Figura 4. Satélite canal visível.


Devido ao deslocamento deste sistema sobre o continente, esta chuva também afetou outras regiões como o Paraguai e Rio Grande do Sul. No RS São Gabriel teve 50.2 mm acumulados no dia 08. No Paraguai, a cidade de Concepcion já registra 254mm no dia 10/04. (FONTE: OGIMET)

Segue abaixo as animações dos radares de Santiago e Canguçu, ambos situados no RS, onde estas mostram o avanço e o desenvolvimento das tempestades provocadas pelo ciclone extratropical.

Animação 1. Radar de Santiago.


Animação 2. Radar de Canguçu.

_______________________________________________________________

ALERTAMOS para ventos muito intensos começando já nesta madrugada no litoral! O ciclone que está centrado no noroeste do estado está se deslocado em direção a sudeste enquanto que outro ciclone, cujo este está centrado nas redondezas de Comodoro Rivadavia na Argentina está se deslocando para norte, durante seu deslocamento pode provocar tempestades no norte Argentino, Uruguai e sul do Rio Grande do Sul, pela manhã estes dois ciclones devem se encontrar tornando-se um só, o núcleo deste novo ciclone pode alcançar por volta de 970 hPa. Este, associado com um  anticiclone que adentra o continente, vindo de oeste deve provocar ventos muito intensos durante este sábado (12/04), as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h na porção mais ao sul do RS, enquanto que a média de vento deve ficar em torno dos 50 km/h., com sentido sul/sudoeste. Este fenômeno deve resultar no recuo da Laguna dos Patos. A queda de temperatura também será perceptível.

_______________________________________________________________

No Domingo as temperaturas mínimas podem ficar entre os 5/7ºC na campanha Gaucha. As máximas deverão ser mais amenas também, não devendo ultrapassar os 20/21ºC. Os aeroportos de Azul, Tandil e Bolivar, na Argentina, registraram mínimas de 2ºC. As condições atmosféricas deste fim de semana podem provocar o primeiro fenômeno de friagem na região Norte do País. 

Segue uma nefoanálise, elaborada pelo grupo Capincho Cumulus,  sobre as condições atmosférica atuais.

Figura 5. Nefoanálise. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário