terça-feira, 20 de maio de 2014

Alerta para tempestades e chuvas torrenciais!

Após um fim de semana marcado pela queda das temperaturas onde a mínima ficou entre os valores de 5/7ºC no sul do estado, a tendência para esta semana é de temporais!
Estes serão provocados pela seguinte situação:

A advecção de ar mais quente e úmido vindo de norte para a região sul (Fig. 1), oriunda da confluência de ventos entre uma ampla região de circulação anticiclônica, centrada a leste do RJ/ES no Oceano Atlântico, juntamente com a cordilheira dos Andes atuando como uma espécie de canalizador, direcionando o fluxo de ar mais quente para a região sul e para uma região de baixa pressão (cavados) situada a leste dos Andes na Argentina, poderá dar inicio a formação de tempestades sobre a Argentina, Uruguai e sul do Brasil. O ar mais quente tem como característica ser menos denso que o ar mais frio, deste modo, quando ele encontra o ar mais frio (mais denso) localizado nas regiões mais próximas ao polo, ele tende a ascender na atmosfera (subir). Então, de modo que este ar quente e úmido vai ascendendo na atmosfera, ele vai resfriando, até o ponto onde ele encontra seu nível de condensação (LCL) e começa então a formação da nuvem.

Figura 1.

Na figura acima observa-se além da advecção de norte, a presença de um cavado mais ao norte da Argentina e outro um pouco mais ao sul e também um centro de baixa pressão entre estes cavados. 

Nos níveis altos da atmosfera (250 hPa) observa-se a presença de um cavado de grande magnitude contornado pela corrente de Jato (Fig. 2), este acaba por advectar vorticidade clicônica a leste na camada inferior da atmosfera fazendo com que haja perda de massa e queda na pressão consequentemente. Tamanha é a intensidade deste cavado em 250 hPa, que este reflete na formação de dois Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN) (Fig. 3) no Pacífico. Estes VCAN em 500 hPa por sua vez, advectam vorticidade ciclônica para os níveis mais inferiores da atmosfera e acabam por dar origem, em superfície, a um Vórtice Ciclônico (VC) no Pacífico e inicialmente a um cavado na Argentina, que acaba por se intensificar e dá origem a outro VC, ou mais conhecido como centro de Baixa pressão (pode ser observado na Fig, 1). Este processo é conhecido como Ciclogênese (formação de um ciclone).


Figura 2. Nível de 250 hPa.

Figura 3. Nível de 500 hPa.


Analisando a animação das imagens de satélite mais recentes de hoje (20/05) do satélite GOES-13 no canal realçado, percebe-se a formação de uma área de instabilidade proveniente da intensificação da região de baixa pressão em superfície.

Figura 4. Animação das imagens de satélite.


ALERTAMOS para o inicio das chuvas e tempestades do fim da noite de hoje (20/05) e inicio da madrugada de amanha (21/05)  para as regiões norte da Argentina, sul do Paraguai, noroeste e oeste do RS devido a advecção de norte. Enquanto que no final da manha/inicio da tarde de amanha o ramo frontal frio do ciclone deve avançar pelo RS, provocando tempestades severas com altos acumulados de chuva, rajadas de vento intensas e até mesmo a possibilidade da queda de granizo em locais isolados.

A equipe do Capincho Cumulus irá realizar nowcasting e lançar alertas destes eventos no facebook.

Após a passagem desta frente fria, teremos o ingresso de uma massa de ar fria no continente, cuja esta fará com que as temperaturas despenquem na Argentina, Uruguai, RS, SC e PR. As temperaturas irão ficar na casa de um digito e devemos ter o fim de semana mais frio do ano! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário