sábado, 24 de maio de 2014

VCAN afetando o tempo


Analisando a imagem de satélite deste sábado (24/05) (Fig. 1), nota-se uma configuração interessante, com nuvens alinhadas da Bolívia até o Atlântico. Isso se dá devido a atuação de fortes ventos em altitude denominados Correntes de Jato. No caso, atuação do Jato Subtropical (JST) acoplado  ao ramo norte do Jato Polar. A intensificação desses ventos está diretamente associada à incursão de massa de ar de origem polar.

Figura 1. Imagem do satélite GOES-13 (Canal 3) - INPE/CPTEC/DSA. 24/05/2014 - 1400 UTC

As temperaturas mínimas registradas na manhã deste sábado foram baixas, segue abaixo uma lista de alguma delas (Fonte: INMET):

- Pelotas (Embrapa): 5,1ºC
- Canguçu: 3,4ºC
- Bagé: 1,1ºC
- Quaraí: 1.3ºC
- Soledade: 1,4ºC
- Cruz Alta: 1,5ºC
- Lagoa Vermelha: 1,1ºC
- São José dos Ausentes: -0,1ºC

O amanhecer deste Domingo será de frio intenso. com mínimas negativas nas cidades mais frias do RS.

A presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) do tipo Palmén (se origina em latitudes subtropicais) (Fig. 2) que tem como característica advectar vorticidade ciclônica a leste de sua posição na camada inferior da atmosfera e com isto há perda de massa e consequentemente diminuição na pressão e tudo isto juntamente com outros fatores dinâmicos e sinóticos acarreta na convergência em superfície e ascensão de ar. Ao VCAN atravessar a região Andina, isto deve ocorrer neste Domingo (25/05), juntamente com a ação de uma região de difluência de ventos em altitude (Fig. 3) que acarreta na convergência em superfície, o tempo no norte do RS até o Paraná será instabilizado, podendo provocar chuva torrencial e até mesmo a ocorrência de granizo. 

Figura 2. Presença de um VCAN.

Figura 3. Difluência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário